Warning: include_once(cookbook/pmfeed.php): failed to open stream: No such file or directory in /misc/32/000/115/128/8/user/web/bisharat.net/wikidoc/local/config.php on line 63

Warning: include_once(): Failed opening 'cookbook/pmfeed.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /misc/32/000/115/128/8/user/web/bisharat.net/wikidoc/local/config.php on line 63
PanAfrLoc Workshop/Atelier, Casablanca, 2005/6/13-15 - Casablanca - DeclaraçãoDeCasablanca

Ateliê panafricano sobre a localização

Declaração de Casablanca

Peritos em localização de varias partes de África reuniram-se em Casablanca para participarem de um seminário organizado por Kabissa e Bisharat, financiado pelo IDRC/CRDI em colaboração com MTDS e o Centro Technopark de Casablanca. O evento teve o benefício de contribuições pelo Secretario do Primeiro-ministro Marroquino para Assuntos Económicos e Gerais, o Embaixador Canadense em Marrocos e peritos de outros continentes.

Após três dias do trabalho, os participantes na reunião chegaram às seguintes conclusões:

  1. Limitar as pessoas ao uso da tecnologia de informação e de comunicação (TIC) numa língua estrangeira, por regra aumenta o fosso digital; torna a adopção de TICs um processo longo, difícil, e caro; e empobrece a cultura local.
  2. Localização torna TIC mais acessível a todos, incluindo usuários das áreas rurais e estudantes jovens, reforçando a importancia da cultura própria e ajudando a preservar a identidade.
  3. A localização de TIC em línguas africanas indígenas é consequentemente chave ao desenvolvimento rápido e justo em África.
  4. Para que localização seja um sucesso e tenha o maior impacto na sociedade, é necessária a colaboração entre governos, a sociedade civil, os educadores, os linguistas, os profissionais de informática, as organizações de padrões e as agências de desenvolvimento.

Nós, os participantes, cometemo-nos a promover esta visão e a desempenhar esforços para o desenvolvimento social em África através de localização de TIC.

Casablanca, aos 15 de Junho, 2005

(Traduzido por Rui Correia)


Em outras línguas: